Irene Pepperberg

irene_parrotsDra. Irene Pepperberg é a pesquisadora que mais fundamenta o que todos nós que trabalhamos com animais já sabíamos há décadas e não tínhamos como comprovar: “Os animais pensam”. Essa premissa que pode, a primeira instância, parecer óbvio, na verdade é um poço de discussão entre os cientistas.

Dra. Irene trabalhou com um papagaio do congo chamado Alex por 3 décadas aproximadamente. Esse papagaio mostrou, entre outras coisas, que os animais pensam e se emocionam. Ele era capaz de falar aproximadamente 150 palavras do vocabulário da língua inglesa, fazia neologismos lógicos, sabia calcular alguns problemas aritméticos, reconhecia cores, era mandão e conquistou o mundo.

Dra. Pepperberg usou um método novo de treinamento chamado modelo/rival. Esse método, resumidamente, consiste em dois treinadores serem modelos para que o animal entenda qual é o comportamento desejado e também rivais da atenção e posse do objeto desejado.

Ela reforçava seus animais principalmente com os objetos que eles desejavam, NUNCA usou fome nos animais como motivação para conseguir resultados.

A equipe de Alex e Dra. Irene Pepperberg mostra aos céticos que mesmo que tudo tenha sido treino de um papagaio, existe uma coisa que é IMPOSSÍVEL de ser negada: o rol de informações que cabem em um cérebro do tamanho de uma nós pode ser inacreditavelmente grande.

A quem puder interessar, a visita ao site do “The Alex Foundation” é inacreditavelmente gostosa de ser feita, conferir fotos dos treinos, vídeos e os trabalhos científicos que ela publicou a respeito de cognição animal.

alex_ban_public
Be Sociable, Share!
  • RSS
  • Newsletter
  • Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • YouTube