Você Sabe a Diferença Entre Animal Silvestre, Doméstico e Exótico?

Você Sabe a Diferença Entre Animal Silvestre, Doméstico e Exótico?

Tire suas dúvidas sobre a diferença entre Animal Silvestre, Doméstico e Exótico

Segundo o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), órgão brasileiro que regulamenta entre outras coisas, a autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental; os animais são subdivididos entre:

I – Animal Silvestre:

São aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente dentro dos limites do Território Brasileiro e suas águas juridicionais.

  • Exemplos:

  • mico, morcego, quati, onça, tamanduá, ema, papagaio, arara, canário-da-terra, tico-tico, galo-da-campina, teiú, jibóia, jacaré, jabuti, tartaruga-da-amazônia, abelha sem ferrão, vespa, borboleta, aranha e outros cujo acesso, uso e comércio é controlado pelo IBAMA.


II – Animal exótico:

são aqueles cuja a distribuição geográfica não inclui o Território Brasileiro. As espécies ou subespécies introduzidas pelo homem, inclusive domésticas, em estado selvagem, também são consideradas exóticas. Outras espécies consideradas exóticas são aquelas que tenham sido introduzidas fora das fronteiras brasileiras e suas águas juridicionais e que tenham entrado expontaneamente em Território Brasileiro.

  • Exemplos:

  • leão, zebra, elefante, urso, ferret, lebre-européia, javali, crocodilo-do-nilo, naja, piton, esquilo-da-mongólia, tartatuga-japonesa, tartaruga-mordedora, tartaruga-tigre-d’água, cacatua, arara-da-patagônia, escorpião-do-Nilo, entre outros.

III – Animal doméstico:

são aqueles animais que através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e melhoramento zootécnico tornaram-se domésticas, possuindo características biológicas e comportamentais em estreita dependência do homem, podendo inclusive apresentar aparência diferente da espécie silvestre que os originou.

  • Exemplos:

  • gato, cachorro, cavalo, vaca, búfalo, porco, galinha, pato, marreco, peru, avestruz, codorna-chinesa, perdiz-chucar, canário-belga, periquito-australiano, abelha-européia, escargot, manon, mandarim, agapornis, entre outros.

Fonte: IBAMA

FIQUE ATENTO, ANIMAIS SILVESTRES SÓ PODEM SER COMECIALIZADOS COM AUTORIZAÇÃO DO IBAMA

Mas sabendo que existem muitos animais DOMÉSTICOS que precisam de nossa ajuda, em abrigo,s abandonados, sempre resta uma pergunta: “Para que comprar um animal silvestre?”

ANIMAIS DOMÉSTICOS SÃO BONS BICHOS DE ESTIMAÇÃO

ADOTE UM ANIMAL QUE PRECISA DE VOCÊ. E lembre-se de que animais adultos também são ótimos animais para serem adotados

Blog Widget by LinkWithin
Be Sociable, Share!
Equipe BEAnimal

43 pensamentos sobre “Você Sabe a Diferença Entre Animal Silvestre, Doméstico e Exótico?

Yuri DomeniconiPublicado em  11:56 pm - maio 20, 2010

Sabe qual a diferença de #animalsilvestre #animalexótico e #animaldoméstico? Tire a dúvida! http://bit.ly/cWPZFE

Yuri DomeniconiPublicado em  11:59 pm - maio 20, 2010

RT @beanimal: Sabe qual a diferença de #animalsilvestre #animalexótico e #animaldoméstico? Tire a dúvida! http://bit.ly/cWPZFE

Northon ZaninPublicado em  12:02 am - maio 21, 2010

RT @beanimal: Sabe qual a diferença de #animalsilvestre #animalexótico e #animaldoméstico? Tire a dúvida! http://bit.ly/cWPZFE

Yuri DomeniconiPublicado em  12:51 pm - maio 21, 2010

Sabe o que um gato e uma galinha tem em comum? DESCUBRA: http://bit.ly/cWPZFE

Yuri DomeniconiPublicado em  12:53 pm - maio 21, 2010

RT @beanimal: Sabe o que um gato e uma galinha tem em comum? DESCUBRA: http://bit.ly/cWPZFE

VictorPublicado em  9:35 am - maio 22, 2010

Yuri.

O Papagaio africano não é natual do território brasileiro, desta forma ele é considerado exótico ? É necessário do autorização do IBAMA para possuir algum ?

Grato.

VictorPublicado em  11:23 am - maio 23, 2010

Respondeu sim Yuri.

Muito Obrigado.

LanaPublicado em  7:02 pm - out 13, 2010

Olá, estou ouvindo ultimamente a respeito do ouriço pigmeu africano e que o exterior já é considerado um animal doméstico. Aqui no Brasil, você teria alguma informação a respeito deles? Se são considerados domésticos ou não? Se já podem ser domesticados no Brasil e se, legalmente, já seriam considerados domésticos como uma calopsita, por exemplo?

Grata desde já

    BEAnimalPublicado em  10:35 am - out 16, 2010

    Lana, o ideal é conferir com o IBAMA qualquer dúvida sobre legalização ou permissão de posse de animais. Esses assuntos são discutidos de forma complicada até entre eles. Perdão não poder ajudar mais.

    Obrigado por ter visitado nosso site! Mantenha-se sempre entrando, estamos de volta com algumas atualizações.

    Abraço Imenso

    joão victorPublicado em  11:45 am - jan 5, 2011

    ola a respeito do ouriço ele tme que ser autorizado voce pode compra nesse local filhotes online bh eles vendem la hedgehog e so voce clica em nossas raças e voce vai ver os hedgehog e os videos

      BEAnimalPublicado em  6:31 am - jan 31, 2011

      João Victor, me perdoe, não sei nada a respeito da venda desses animais. Mas o ideal antes de comprar um animal silvestre, seja exótico ou nativo é sempre procurar o IBAMA da sua região e ver se a loja tem autorização para vender animais silvestres.
      Abraço.

CamilaPublicado em  4:40 pm - jan 26, 2011

Meu sonho é uma cacatua, eu tenho alguma chance de conseguir uma autorização do ibama pra ter uma?

    BEAnimalPublicado em  6:26 am - jan 31, 2011

    Milaah, é só procurar em lojas de animais registradas no IBAMA e ver se o animal tem uma anilha fechada em seu pé. Isso garante que você tem direito de ter o animal como bichinho de estimação. Mas lembre-se, ter uma ave em casa como animal de estimação dá muito trabalho. Tê-la mansa então, o trabalho é dobrado! Os custos de manutenção (brinquedos, viveiros, comida) são altos. Pratique a POSSE RESPONSÁVEL . Fique atenta!
    Abraço imenso

joão victorPublicado em  10:14 pm - mar 12, 2011

pessoal eu sei que as calopsitas são exotica por serem de australa, mas eu queria saber se é preciso ter uma AUTORIZAÇÃO DO IBAMA para ter uma por favor me respondam

robsonPublicado em  9:01 am - jan 11, 2012

queria saber se a caloupsita é considerada um animal silvestre ou domestico?

lucasPublicado em  3:48 pm - mar 8, 2013

Gostaria de saber se o pássaro "ring neck" precisa de alguma documentação específica para o seu transporte em territórios nacionais e internacionais.
Grato.
Lucas.M

IGORPublicado em  3:30 pm - jun 18, 2013

calopsita, periquito e canário-belga é necessário a registração no IBAMA?

    BEAnimalPublicado em  11:43 pm - jun 29, 2013

    depende do periquito, mas calopsita e canário belga não precisam não.

      magna garcia de sáPublicado em  1:17 pm - jul 8, 2013

      oi yuri ,sou a magna do face, tudo bem ? ganhei uma arara de dia das mãens (chakira), voce já viu éla no facebook? éla é muito carinhosa mas quer estar sempre no colo no ombro e me escala quando tento deixa-la no chão , é normal ? amo seu trabalho, um grande abraço.

        magnaPublicado em  1:46 pm - jul 8, 2013

        voce poderia faser um video para o youtube falando mais detalhadamente de banho de chuveiro em araras, idade, época,inverno, verão sobre o banho de sol,mas fas isso tomando banho tá?kkkk,um abraço.

magnaPublicado em  2:31 pm - jul 8, 2013

oi , , tenho muitas perguntas,ganhei uma arara de dia das mãens ,éla tem 5 meses, voce já viu éla no face? o nome dela é chakira ,o problema é que éla quer ta sempre no colo e a alimentaçao é meio complicado éla quer comer no ombro ,tenho muito tempo pra para meus bichos pois tenho alguns , responda por favor,obrigado querido ,amo teu trabalho.

CláudiaPublicado em  2:20 pm - dez 18, 2013

Boa tarde,
O ring neck é considerado que tipo de pássaro? Precisa de anilha?

isabellyPublicado em  3:29 pm - mar 9, 2015

boa tarde
um animal domestico e um salvagem sao iguais

gabriel iagoPublicado em  10:19 pm - mar 9, 2015

Muito boa essa pesquiza

FernandaPublicado em  10:13 pm - abr 7, 2015

Oi, comprei um agaporni roseicollis há cinco meses e agora estou na dúvida se é legal tê-lo como animal doméstico. Quero muito tirar essa dúvida pois nós nos apegamos muito a ele e se for necessário eu quero regularizar a situação. Obrigada

    BEAnimalPublicado em  12:40 am - abr 24, 2015

    Existem divergências nas listas promovidas pelo IBAMA. O ideal é que entre em contato direto com o órgão mais próximo da sua cidade e pergunte diretamente para um técnico deles, ok? Não confie nos sites e blogs se não forem entidades governamentais.

MarcelaPublicado em  12:58 pm - out 5, 2015

Olá! Sou do interior de Minas e na minha região não tem criadouros de aves. Sou apaixonada por aves e tinha interesse em montar um pequeno criadouro, com calopsitas, ring neck, argaponi etc… animais exóticos. Mas queria fazer tudo correto e dentro das normas. Qual a dica que você dá para dar is primeiros passos? A quem devo recorrer para tirar algumas dúvidas. Pois já sei que tenho que registrar no IBAMA, mas terua que abrir um CNP, por exemplo? E calopsitas não necessariamente precisam da liberação do IBAMA? DESDE JÁ ONRIGADA

bruno HenriquePublicado em  5:40 am - jan 14, 2016

Codorna chinesa e codorna bob white precisam autorização do IBAMA?

Deixe sua mensagem

  • RSS
  • Newsletter
  • Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • YouTube