Vamos concordar em discordar e continuar sendo amigos

Vamos concordar em discordar e continuar sendo amigos

Postado em 16. mar, 2016 por em Pensamentos

O ser humano em geral tem uma tendência a rechaçar o que é diferente. A opinião alheia pode ferir tão profundamente nossa forma de pensar que acabamos fazendo alguns bons amigos de muitos anos virarem inimigos eternos.

Sempre tive o hábito de ler muito e de buscar todos os livros dos autores cujas ideias me admiravam. Quando era mais jovem eu percebia que não concordava com parte das obras que lia. Essa incongruência de ideias com os autores me fazia ficar triste e por vezes me vi invalidando toda uma coleção por um único parágrafo. Demorei anos para perceber que o desalinhamento de ideias entre as pessoas pode ser saudável e engrandecedor.

Em um filme chamado 500 dias com ela (500 days of Summer) ouvi uma frase que me marcou muito: “Let´s agree to desagree” (vamos concordar em discordar). A partir daquele momento aprendi ter mais paciência para escutar os outros e engrandecer minhas ideias.

Acho que em alguns momentos da vida temos a tendência de sermos fascistas. Digo isso baseado em experiência própria que quis impor minhas experiências, idiossincrasias e paradigmas sobre a vontade alheia. Por sorte ou estudo percebi rápido que esse “modus operandi” não é o ideal para se conectar com os seres vivos em geral. Passei a conversar mais com as pessoas, principalmente ouvir mais o que tinham pra me dizer e me modificar positivamente. Consegui, através de muitas experiências alheias, me burilar com menos tropeços que a vida de um jovem guarda em si.

Infelizmente nem todas as pessoas percebem que ser um fascista potencial ou atuante não é engrandecedor para a comunidade que vive. Quando me bato com esse tipo de gente só me dou o direito de virar as costas e seguir meu caminho.

Mas para os que conseguem abrir seus corações e mentes, sinto um grande prazer em discordar de ideias seguindo paralelamente como amigos por uma vida afora.

Vamos concordar em discordar e continuar sendo amigos

Vamos concordar em discordar e continuar sendo amigos

Para ver e ouvir o que penso sobre o assunto, aqui está o vídeo:

Blog Widget by LinkWithin
Be Sociable, Share!

Tags: , , , , , ,

Deixe um Comentário

  • RSS
  • Newsletter
  • Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • YouTube