Qual a Diferença entre Treinar e Adestrar Um Animal?

Qual a Diferença entre Treinar e Adestrar Um Animal?

Qual a Diferença entre Treinar e Adestrar Um Animal? Basicamente nenhuma diferença na semântica das palavras. Segundo o dicio.com seguem abaixo as definições, lembrando que amestrar e adestrar são praticamente sinônimos e o que muda é a raiz da palavra:

Significado de Treinar

v.i. e v.pron. Preparar-se para disputas, torneios ou competições esportivas: os jogadores treinaram no período da manhã; treinou-se para o jogo.
v.t.d. Exercitar; realizar de modo regular certa atividade: treinava arco e flecha.
Adestrar; tornar hábil ou capaz através de orientação ou instrução: a escola está treinando professores.

Significado de Adestrar

v.t.d. e v.pron. Fazer com que fique hábil para realizar determinada ação, trabalho etc.; preparar-se: adestrar policiais para a missão; os policiais adestravam-se para o trabalho.
Treinar animais: o treinador adestrou o cavalo.
(Etm. a + destro + ar/ do latim: addextare)

Significado de Amestrar

v.t.d. e v.pron. Fazer com que seja instruído; transformar-se mestre; instruir-se.
v.t.d. P.analogia. Treinar animais para que eles cumpram determinadas tarefas; adestrar.
P.ext. Fazer com que um animal fique manso; domesticar.
(Etm. a + mestre + ar)

Qual a Diferença entre Treinar e Adestrar Um Animal?

Qual a Diferença entre Treinar e Adestrar Um Animal?

Visto que não há praticamente diferença alguma nos verbetes podemos escolher qualquer um deles quando estivermos praticando com nossos animais.

Particularmente gosto de usar mais o verbo treinar. Ele me traz sentimentos bons em relação ao ato de um trabalho em equipe. Desde que os treinamentos com animais devem sempre ser feitos mediados por reforço positivo para garantir o bem estar animal, vejo que “treinar” se adapta melhor à situação que vivo com meus animais. Nos esforçamos mutuamente para entendermos sinais e oferecermos voluntariamente comportamentos combinados.

Os verbos “adestrar” ou “amestrar” fazem minha mentre transitar entre as lembranças de animais de circo, fazendo comportamentos não naturais sob comando de um adestrador. Muitas vezes esses truques adestrados nos animais eram forçados à base do reforço negativo ou punição positiva. Por essa única razão não gosto de associar o trabalho desenvolvido pela nossa empresa BEAnimal com essas duas palavras.

No entanto, por uma razão de captação de clientes, e futura modificação de conceitos, facilito para o Google nos achar com as palavras mais procuradas pelas pessoas. Acredito que um dia poderemos usar somente a palavra “treinar” em nosso vocabulário e mídias. Fico feliz por estar participando dessa quebra de velhos paradigmas e construção de novos conceitos.

Para quem quer saber mais nos nossos vídeos:

Blog Widget by LinkWithin
Be Sociable, Share!
Equipe BEAnimal

Uma ideia sobre “Qual a Diferença entre Treinar e Adestrar Um Animal?

CachorroPublicado em  3:57 pm - jul 2, 2016

Bela explicação, eu mesmo me confundo até hoje sobre os termos. Ajudou a entender, mas acredito que as pessoas ainda se confundam entre os termos pois os significados são bem próximos.

Deixe sua mensagem

  • RSS
  • Newsletter
  • Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • YouTube