Encontrei um animal silvestre, o que faço? 3 Dicas Para Evitar Problemas

Encontrei um animal silvestre, o que faço? 3 Dicas Para Evitar Problemas

E agora que eu saí no quintal da minha casa e encontrei um animal silvestre, o que eu faço? Siga atentamente as instruções abaixo para evitar problemas futuros.

1. Chame a polícia florestal ou corpo de bombeiro para fazer o manejo dele. Esses profissionais recebem cursos de treinamento para lidar com as espécies de animais silvestres que podem oferecer riscos aos seres humanos.

2. Caso o órgão não seja próximo, devemos ter muito cuidado ao tentar manejar a situação, lembre-se de que o animal silvestre tem os reflexos e a força muito maiores do que parecem exibir por seu tamanho. Uma pessoa que não está acostumada a lidar com eles pode se machucar.

3. Assim que você consiguir fazer a contenção e colocá-lo de forma segura em uma caixa de transporte, leve o animal em questão para um veterinário especialista e peça que ele encaminhe o animal ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) ou CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres).

encontrei um animal silvestre, o que faço? três dicas para evitar problemas

encontrei um animal silvestre, o que faço? três dicas para evitar problemas

Animais silvestres são difíceis de serem mantidos em casa e nunca devem ser retirados da natureza, isso é crime inafiançável. Caso você queira um animal diferente de estimação, procure um criatório comercial registrado no IBAMA, vá até o local, confira a forma que os reprodutores e os filhotes são mantidos. Caso tudo esteja em ordem e o bem-estar animal seja um assunto de preocupação com o proprietário do criatório, faça a aquisição do seu animal de forma legal.

lembre-se de que o animal silvestre que veio em situação selvagem para o seu contato pode ser portador de zoonoses (doenças que podem passar dos animais para os seres humanos) e o contato sem cuidados podem acarretar no adoecimento dos seus familiares.

Esse vídeo não é sobre todos os animais silvestres, mas é sobre os Teiús e no final existe a mesma mensagem desse post.

Blog Widget by LinkWithin
Be Sociable, Share!
Equipe BEAnimal

10 pensamentos sobre “Encontrei um animal silvestre, o que faço? 3 Dicas Para Evitar Problemas

Charles UalterPublicado em  1:46 pm - dez 12, 2014

Encontrei um filhote de maritaca a uns 8 meses atrás e tratei dela em cativeiro, agora ela já está quase adulta , se eu solta-la na natureza elá sobrevivera ?

bruno CardosoPublicado em  8:41 am - jan 20, 2015

Estou com um par de tiriba de testa vermelha que meu tio resgatou quando fazia um trabalho em uma casa e o ninho caiu junto com forro na reforma. Esses dois babys estao comigo. Cuidei deles e acredito q nao tenham nem um ano. Quero ajuda-los mas sem me prejudicar. O que fazer?

Davi MagalPublicado em  11:52 pm - set 10, 2015

Queria que vc falace em seu canal do YouTube sobre a adaptação das araras especialmente a Arara Canindé !

RUI FERREIRAPublicado em  11:55 am - out 5, 2015

BOM DIA ENCONTREI UM CARANGUEJO EM MINHA CASA, NÃO SEI DE ONDE VEIO TEM APROXIMADAMENTE UNS 3CM. REGIÃO DA PERIFERIA EM EMBU DAS ARTES, SEM LAGO NEM MANGUE ONDE ESTE TIPO DE ANIMAL DEVE SER PROVENIENTE. O QUE FAZER?

Deixe sua mensagem

  • RSS
  • Newsletter
  • Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • YouTube