Você Sabe a Diferença Entre Animal Silvestre, Doméstico e Exótico?

Você Sabe a Diferença Entre Animal Silvestre, Doméstico e Exótico?

Postado em 20. mai, 2010 por em Dicas, Diversos

Segundo o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), órgão brasileiro que regulamenta entre outras coisas, a autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental; os animais são subdivididos entre:

I – Animal Silvestre: são aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente dentro dos limites do Território Brasileiro e suas águas juridicionais.

  • Exemplos: mico, morcego, quati, onça, tamanduá, ema, papagaio, arara, canário-da-terra, tico-tico, galo-da-campina, teiú, jibóia, jacaré, jabuti, tartaruga-da-amazônia, abelha sem ferrão, vespa, borboleta, aranha e outros cujo acesso, uso e comércio é controlado pelo IBAMA.


II – Animal exótico: são aqueles cuja a distribuição geográfica não inclui o Território Brasileiro. As espécies ou subespécies introduzidas pelo homem, inclusive domésticas, em estado selvagem, também são consideradas exóticas. Outras espécies consideradas exóticas são aquelas que tenham sido introduzidas fora das fronteiras brasileiras e suas águas juridicionais e que tenham entrado expontaneamente em Território Brasileiro.

  • Exemplos: leão, zebra, elefante, urso, ferret, lebre-européia, javali, crocodilo-do-nilo, naja, piton, esquilo-da-mongólia, tartatuga-japonesa, tartaruga-mordedora, tartaruga-tigre-d’água, cacatua, arara-da-patagônia, escorpião-do-Nilo, entre outros.

III – Animal doméstico: são aqueles animais que através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e melhoramento zootécnico tornaram-se domésticas, possuindo características biológicas e comportamentais em estreita dependência do homem, podendo inclusive apresentar aparência diferente da espécie silvestre que os originou.

  • Exemplos: gato, cachorro, cavalo, vaca, búfalo, porco, galinha, pato, marreco, peru, avestruz, codorna-chinesa, perdiz-chucar, canário-belga, periquito-australiano, abelha-européia, escargot, manon, mandarim, agapornis, entre outros.

Fonte: IBAMA

FIQUE ATENTO, ANIMAIS SILVESTRES SÓ PODEM SER COMECIALIZADOS COM AUTORIZAÇÃO DO IBAMA

Mas sabendo que existem muitos animais DOMÉSTICOS que precisam de nossa ajuda, em abrigo,s abandonados, sempre resta uma pergunta: “Para que comprar um animal silvestre?”

ANIMAIS DOMÉSTICOS SÃO BONS BICHOS DE ESTIMAÇÃO

ADOTE UM ANIMAL QUE PRECISA DE VOCÊ. E lembre-se de que animais adultos também são ótimos animais para serem adotados

Blog Widget by LinkWithin
Be Sociable, Share!

Tags: ,

30 Comentários

Yuri Domeniconi

20. mai, 2010

Sabe qual a diferença de #animalsilvestre #animalexótico e #animaldoméstico? Tire a dúvida! http://bit.ly/cWPZFE

Yuri Domeniconi

20. mai, 2010

RT @beanimal: Sabe qual a diferença de #animalsilvestre #animalexótico e #animaldoméstico? Tire a dúvida! http://bit.ly/cWPZFE

Northon Zanin

21. mai, 2010

RT @beanimal: Sabe qual a diferença de #animalsilvestre #animalexótico e #animaldoméstico? Tire a dúvida! http://bit.ly/cWPZFE

Yuri Domeniconi

21. mai, 2010

Sabe o que um gato e uma galinha tem em comum? DESCUBRA: http://bit.ly/cWPZFE

Yuri Domeniconi

21. mai, 2010

RT @beanimal: Sabe o que um gato e uma galinha tem em comum? DESCUBRA: http://bit.ly/cWPZFE

Victor

22. mai, 2010

Yuri.

O Papagaio africano não é natual do território brasileiro, desta forma ele é considerado exótico ? É necessário do autorização do IBAMA para possuir algum ?

Grato.

Yuri Domeniconi

22. mai, 2010

Victor,

O papagaio africano é exótico e para evitarmos contribuir com o tráfico de animais de outros países o ideal é que compremos os que são criados em criatórios registrados no ibama.

Todos os animais exóticos precisam de autorização do IBAMA para serem comercializados (menos os que já são considerados domésticos como as calopsitas e agapornis).

Espero ter esclarecido a dúvida.

Grande abraço

Victor

23. mai, 2010

Respondeu sim Yuri.

Muito Obrigado.

jonathan

11. out, 2010

como eu faso para deixar meus periquitos
treinados como suas aves
pois os meus são manso

Lana

13. out, 2010

Olá, estou ouvindo ultimamente a respeito do ouriço pigmeu africano e que o exterior já é considerado um animal doméstico. Aqui no Brasil, você teria alguma informação a respeito deles? Se são considerados domésticos ou não? Se já podem ser domesticados no Brasil e se, legalmente, já seriam considerados domésticos como uma calopsita, por exemplo?

Grata desde já

BEAnimal

16. out, 2010

Jonathan, o ideal seria marcarmos uma aula virtual e dessa forma eu poderia passar alguns exercícios para vocês treinarem em casa. Olhe no link http://www.beanimal.com.br/index.php/2010/04/21/c

Assim que puder agendamos a aula e deixamos seus periquitos muito bem treinados.

Abraço Imenso

BEAnimal

16. out, 2010

Lana, o ideal é conferir com o IBAMA qualquer dúvida sobre legalização ou permissão de posse de animais. Esses assuntos são discutidos de forma complicada até entre eles. Perdão não poder ajudar mais.

Obrigado por ter visitado nosso site! Mantenha-se sempre entrando, estamos de volta com algumas atualizações.

Abraço Imenso

joão victor

05. jan, 2011

ola a respeito do ouriço ele tme que ser autorizado voce pode compra nesse local filhotes online bh eles vendem la hedgehog e so voce clica em nossas raças e voce vai ver os hedgehog e os videos

Camila

26. jan, 2011

Meu sonho é uma cacatua, eu tenho alguma chance de conseguir uma autorização do ibama pra ter uma?

BEAnimal

31. jan, 2011

Milaah, é só procurar em lojas de animais registradas no IBAMA e ver se o animal tem uma anilha fechada em seu pé. Isso garante que você tem direito de ter o animal como bichinho de estimação. Mas lembre-se, ter uma ave em casa como animal de estimação dá muito trabalho. Tê-la mansa então, o trabalho é dobrado! Os custos de manutenção (brinquedos, viveiros, comida) são altos. Pratique a POSSE RESPONSÁVEL . Fique atenta!
Abraço imenso

BEAnimal

31. jan, 2011

João Victor, me perdoe, não sei nada a respeito da venda desses animais. Mas o ideal antes de comprar um animal silvestre, seja exótico ou nativo é sempre procurar o IBAMA da sua região e ver se a loja tem autorização para vender animais silvestres.
Abraço.

joão victor

12. mar, 2011

pessoal eu sei que as calopsitas são exotica por serem de australa, mas eu queria saber se é preciso ter uma AUTORIZAÇÃO DO IBAMA para ter uma por favor me respondam

Sammy

27. mai, 2011

Sim, é exótico. Porém não sei ao certo, se pode ser criado e se pode é com autorização do IBAMA sempre.

Equipe BEAnimal

10. nov, 2011

são exóticas mas são consideradas domésticas, não precisa da autorização, fique tranquilo

robson

11. jan, 2012

queria saber se a caloupsita é considerada um animal silvestre ou domestico?

BEAnimal

30. jan, 2012

Por favor, siga o link até sua resposta: http://www.beanimal.com.br/index.php/2010/05/20/v

lucas

08. mar, 2013

Gostaria de saber se o pássaro "ring neck" precisa de alguma documentação específica para o seu transporte em territórios nacionais e internacionais.
Grato.
Lucas.M

BEAnimal

08. mar, 2013

todo transporte aéreo precisa de documentações específicas para cada tipo de animal, a melhor forma de saber disso é entrar em contato com a empresa que pretende utilizar para transportar o animal. Yuri Domeniconi Diretor Executivo BEAnimal Biólogo Consultor de Comportamento Animal <a href="http://www.BEAnimal.com.brwww.BEAnimal.com.br<br /> 55 21 8032 5183 ——– ORIGINAL MESSAGE ——–

gisa

03. abr, 2013

que bom que consegui

IGOR

18. jun, 2013

calopsita, periquito e canário-belga é necessário a registração no IBAMA?

BEAnimal

29. jun, 2013

depende do periquito, mas calopsita e canário belga não precisam não.

magna garcia de sá

08. jul, 2013

oi yuri ,sou a magna do face, tudo bem ? ganhei uma arara de dia das mãens (chakira), voce já viu éla no facebook? éla é muito carinhosa mas quer estar sempre no colo no ombro e me escala quando tento deixa-la no chão , é normal ? amo seu trabalho, um grande abraço.

magna

08. jul, 2013

voce poderia faser um video para o youtube falando mais detalhadamente de banho de chuveiro em araras, idade, época,inverno, verão sobre o banho de sol,mas fas isso tomando banho tá?kkkk,um abraço.

magna

08. jul, 2013

oi , , tenho muitas perguntas,ganhei uma arara de dia das mãens ,éla tem 5 meses, voce já viu éla no face? o nome dela é chakira ,o problema é que éla quer ta sempre no colo e a alimentaçao é meio complicado éla quer comer no ombro ,tenho muito tempo pra para meus bichos pois tenho alguns , responda por favor,obrigado querido ,amo teu trabalho.

elson

08. mar, 2014

legal

Deixe um Comentário

  • RSS
  • Newsletter
  • Twitter
  • Buzz
  • Facebook
  • Orkut
  • Flickr
  • YouTube