Casos de Agressividade em Aves

Casos de Agressividade em Aves

Postado em 10. maio, 2010 por em Aves

Tenho recebido alguns emails ultimamente com o mesmo assunto. Aves agressivas. Eu tenho sempre a mesma resposta. A culpa definitivamente não é da ave! A culpa é sempre da família humana. A agressividade sempre tem um histórico e, caso raras excessões, sempre é precedida de comportamentos que avisam que o “tempo está fechando”.

É praticamente impossível dizer a solução de um problema que envolve agressividade sem fazer uma análise crítica e minuciosa de todos os fatores que envolvem o animal que está desenvolvendo esse comportamento desagradável.

São pelo menos 10 razões diferentes para um psitacídeo começar a demonstrar comportamentos agressivos. Variam entre sono insuficiente, alimentação errada, forçação de barra com o pobre animal, territorialidade, entre outros.

Por isso evite acreditar em “SOLUÇÕES MÁGICAS” dadas por supostos “especialistas” em comportamento.

Todo caso de agressividade deve ser estudado com calma e a solução deve ser posta em prática com acompanhamento de um profissional. Lembre-se de que o bico de uma arara pode arrancar um dedo, o bico de um papagaio pode danificar um tendão, furar um olho ou arrancar um pedaço de orelha.

Tenha sempre cuidado e procure um profissional qualificado para a tarefa.

Blog Widget by LinkWithin
Be Sociable, Share!

Tags: ,

48 Comentários

Grace Kennya Rocha L

20. maio, 2010

Olá,gostaria de saber alguns coisas. Tenho uma ave Jandaia, que de uns tempos para cá vem demonstrando bastante agressividade, e me machucando coisa que nunca tinha feito antes. Preciso saber o que devo fazer pois realmente o amo e queria ajuda-lo mesmo.

Obrigado!

Yuri Domeniconi

20. maio, 2010

Grace, Olá!

É natural que em um tempo da vida das aves elas se demonstrem agressivas, e precisamos saber lidar muito bem durante essa fase, caso contrário existe uma grande chance do animal ficar assim pelo resto da vida dele
De falto, é muito difícil eu dizer o que deve ser feito sem mais informações. A exibição de comportamentos agressivos são uma conjunção de vários fatores e a solução é direcionada para cada animal. Não existe fórmula mágica, existem exercícios para serem feitos diariamente e cada exercício é específico para cada animal, situação e família.
O ideal é que façamos uma aula, se estiver no rio de janeiro podemos agendar no espaço que o animal vive, se estiver fora da cidade podemos agendar uma CONSULTORIA ONLINE. para que eu possa coletar informações valiosas e resolvermos o problema familiar.

Grande abraço, aguardo contato!

barbara

07. fev, 2011

eu tenho uma jandaia e ela tbm está agressiva.ela é brincalhona faz gracinha e é carinhosa,so que nao deixa eu fazer carinho na cabeça dela e nem sai da gaiola e fica me bicando sempre q eu tento por a mao nela.oque devo fazer?

BEAnimal

10. nov, 2011

Agende uma aula e com mais detalhes poderemos chegar à uma conclusão da razão dos comportamentos e poderei passar os exercícios corretos para vocês praticarem e estreitarem os laços entre vocês novamente.

luciana rodrigues

26. jun, 2010

Ollá meu nome e luciana e ontem adquiri uma Jandaia e ela esta um pouco agressiva,como posso fazer para modificar o seu comportamento??
Outra coisa q gostaria e de ensinar ela a falar como posso esta fazendo isto?
Grata Lú
meu email:lucianappaz@hotmail.com

Abraços!!!!

BEAnimal

12. ago, 2010

Luciana, desculpe a demora da resposta, hoje consegui ver nossos acessos.

O ideal é sempre que consigamos conversar a respeito do assunto. Modificar o comportamento de um animal não é uma receita de bolo a ser seguida, temos sempre variações segundo as condições que o animal vive.

Entre e veja em http://www.beanimal.com.br/index.php/2010/04/21/c

Agendamos uma aula e conseguimos chegar nos resultados desejados trabalhando em equipe.

Abraço imenso

joão victor

08. out, 2010

ola eu vi um belo papagaio do congo a venda por 3 mil mais e vi mesmo eu via ate ele em carne e osso e vivo mais ele parecia bravo eu não quiz bota o dedo la dentro pois ele poderia mi bicar e doeria voce ele tinha 2 anos voce acha que falara alguma coisa era um macho ou que adestramento voce recomenda poderia me dizer porfavor

BEAnimal

16. out, 2010

João Victor, obrigado pelo contato.

Depende de onde estiver podemos agendar uma aula ao vivo ou online, veja o link para as aulas virtuais http://www.beanimal.com.br/index.php/2010/04/21/c… .

Quando quiser agendamos a aula e deixamos seu papagaio do congo mansinho novamente com você.

Abraço imenso

Mirian Meneguetti

14. dez, 2010

Olá…meu nome é Mirian…moro em Centenário do Sul no Paraná!…tenho uma calopsita e ela só quer saber de ficar na gaiola…tanto em cima quanto dentro da gaiola…isso é normal?…eu pego ela na mão e ela fica muito brava porque quer voltar para a gaiola!…o que faço?…queria deixar ela solta para andar pela casa, mas ela não desgruda da gaiola!…me ajude por favor!!!

Marcelo

20. jul, 2011

Olha não sou especialista mas tenho uma calopsita que tambem era assim ,eu fui pegando ela um pouco e quando ela queria voltar eu deixava,ai com paciencia ela vai amar ficar com você a minha ama meu ombro e minha mão
Espero que tenha ajudado de algum jeito

anonimo

05. jan, 2011

ola tenho uma calopsita arisca como faço para amansa ela?

BEAnimal

31. jan, 2011

Todo processo de modificar o comportamento de um animal faz parte de um programa de treinamento. Preciso de mais informações para poder passar exercícios que se adaptem melhor à rotina de vocês para que tenham resultados melhores e mais rápidos.
Agende uma AULA VIRTUAL caso esteja fora do Rio de Janeiro para que possamos conversar melhor a respeito do problema.

Abraço

shirley nunes

17. abr, 2011

Olá meu nome é shirley tenho uma calopsita, ela anda solta pela casa assovia canta, mas quando dou o dedo para ela subir ela fica brava me belisca e sai correndo eu não entendo!! ah e não pode ver fios sobe em todos,tenho medo dela levar shock gostaria de saber porque? e tenho um canário Belga que parou de cantar , me ajude !!

BEAnimal

10. nov, 2011

O ideal é agendarmos a aula para você poder me falar com mais detalhes desse comportamento e acharmos uma solução e exercícios para que esses comportamentos diminuam.

Larissa

23. jun, 2011

Ola… primeiramente meus parabéns pelo site e pela dedicação aos animais …
Preciso muitoo de ajuda, tenho uma agapornis que sempre foi um amor com todo mundo mas depois que completou 6 meses de vida passou a odiar todos e só gostar da minha mãe… hoje mesmo me tirou um pedaço do dedo … nao entendo o motivo de tanta agressividade…
Moro em Indaiatuba sp … como vc poderia me ajudar?!?!
Obrigada

BEAnimal

09. nov, 2011

Obrigado pelos elogios, fazemos por amor mesmo.

O ideal é agendarmos uma aula e dessa forma passarei alguns exercícios para vocês retomarem o carinho que tinham entre vocês antes desse evento.

Marcelo

17. jul, 2011

Oiiiiie Meu Nome é Marcelo Marchetti e eu tenho uma calopsita e ela esta muito agressiva comigo eu tenho muita paciencia pois quer oser biologo mas ela esta de mais de brava, oque posso fazer pra ela não me bicar mais sera que adianta reconpensa??
Grato pela atenção
Abraços
(a e aquele cara que faz os videos é lindo haha)

BEAnimal

09. nov, 2011

O ideal é agendarmos uma aula para que eu possa passar exercícios de aproximação entre você e o animal.

diego

01. ago, 2011

olá tenho uma gangarra que ja comprei adulta e porém, agressiva existe alguma possibelidade de domesticação para ela lenando em conta que a agressividade dela é muito grande

BEAnimal

09. nov, 2011

Todos os animais podem virar amigos de alguém em qualquer tempo da vida deles. Depende de você e do esforço despendido.

Clayton

25. jul, 2012

Cara estou com um gostoso e lindo problema, em uma madrugada dirigindo meu carro derrepente uma arara caiu em frente do meu, é uma arara canindé ou arara azul do peito amarelo. Figuei assustado pelo tamanho e pelos gritos, mas tomei coragem e tentei me aproximar dela e ver se estava machucada. ela não estava machucada mas persebi que não sabia voar direito. então pensei como pegar ela e fazer algo, pois jamais a deixaria naquele local sem saber quem a tinha perdido ou se alguem poderia lhe fazer algum mal.
Claro que estava morrendo de medo daquele enorme pico. mas me aproximei e fiquei falando com ela.
Foi quando pedi ao pé e ela sem medo algum veio comigo e nem se quer quis fugir.
Ja estou com ela a quase 20 dias e passo no local onde achei ela e nem uma placa e nem alguma manifestação sobre ela.
Ela fica dentro de casa solta, ponho ela para tomar sol todos os dias e ja estou apaixonadissimo por ela.
Mas estou preoculpado de estar de alguma forma maltrartando ela.
Ela vem comigo eu beijo ela ela ameaça a me picar pega meu dedo mas não morde e ete faço carinho nela.
claro comprei ração apropriada para ela e improvisei alguns puleiros para ela. Fica solta o dia inteiro.
Cara qual o conselho que vc pode me dar neste momento????

BEAnimal

27. jul, 2012

1° O animal tem anilha? O certo é procurar pelo IBAMA da sua cidade o registro do comprador do animal.
2° O animal não tem anilha? O certo é procurar pelo IBAMA e entregar o animal para o órgão competente.
Não sei a cidade que se encontra, mas pode ser um animal de vida livre que vc está mantendo em cativeiro. Se não houverem grupos de araras pela região pode ser de uma criança que está sentindo falta do animal, como você percebeu, em 20 dias já se apegou a ela, imagina alguém que tenha criado esse animal por 20 ou 30 anos? Imagina o sofrimento dessa pessoa?

Um grande abraço, espero ter ajudado.

Yuri Domeniconi

Antonio Junior

20. dez, 2012

Boa noite, Yuri

Comprei um Ring Neck como se fosse manso e paguei até mais caro para ele ser manso… Porem ele tem um comportamento meio assustado, ele não me bica nunca e vem no dedo e etc, mas ele tem medo fica sempre de asas abertas tentando voar e as vezes acaba se batendo quebrando as penas dele eu comprei uma gaiola aberta para ter mais contato com ele, ele come em minha mão as vezes deixa fazer carinho e as vezes não aceita e é um filhote de 3 meses de idade. Como eu devo me comportar?

BEAnimal

20. dez, 2012

<p style=”color:rgb(34,34,34);font-family:arial,sans-serif;font-size:13px”> Olá! > > <p style=”color:rgb(34,34,34);font-family:arial,sans-serif;font-size:13px”> Obrigado por ter entrado em contato conosco. Questões de comportamento são sempre delicadas de resolvermos. Não existe uma receita de bolo para seguirmos. Cada caso é diferente do outro. Para poder ajudar você e seus animais melhor, o ideal seria conseguirmos agendar uma aula para que alguns detalhes possam ser ressaltados e que eu consiga chegar a um diagnóstico correto e passar os exercícios que melhor se adaptem ao caso de vocês. > > <p style=”color:rgb(34,34,34);font-family:arial,sans-serif;font-size:13px”> Veja nossa aula virtual http://www.beanimal.com.br/index.php/2012/08/13/a… Caso se interesse, entre em contato e poderemos agendar um dia para conversarmos com mais calma. > > <p style=”color:rgb(34,34,34);font-family:arial,sans-serif;font-size:13px”> Cada aula tem a duração de aproximadamente 1:30h falamos sobre a biologia, comportamento e necessidades dos animais em questão e como adaptar a rotina da família da melhor maneira a se deixar os animais sempre mansos e obedientes. > > <p style=”color:rgb(34,34,34);font-family:arial,sans-serif;font-size:13px”> A aula tem o valor da aula presencial aqui na Barra da Tijuca Rio de Janeiro R$ 150,00. > > Abraço imenso Yuri Domeniconi Diretor Executivo BEAnimal Biólogo Consultor de Comportamento Animal <a href="http://www.BEAnimal.com.brwww.BEAnimal.com.br<br /> 55 21 8032 5183——– ORIGINAL MESSAGE ——–

Rodrigo Sousa

24. jun, 2014

Boa noite, Yuri

Recentemente comprei uma arara Canindé filhote com quase 4 meses estou um pouco preocupado com a força que ela usa nas garras quando eu tento coloca lá no dedo, acho que não é agressividade e sim medo, noto que ela não tem equilíbrio, acho que por isso ela coloca tanta força, queria saber se isso é normal e se passa conforme ela for se desenvolvendo e outra dúvida é com relação ao desmame, nessa idade ela ainda não está conseguindo pegar nada de ração nem frutas é totalmente dependente da papinha, gostaria de saber se isso também é normal, se realmente ocorre isso nessa idade.

Muito obrigada pela atenção.

Maycon

12. out, 2014

Yuri.O meu papagaio é manso.Mais eu não gosto porque todas as pessoas ficam pegando nele toda hora,como eu deixo ele agrecivo

BEAnimal

14. out, 2014

Querido Maycon, nenhum animal deve ser incitado à agressividade ou comportamentos que sejam deletérios ao seu bem estar. Se você tem problemas com as pessoas pegando ele, converse com todo mundo para que tenham limites. O #BemEstarAnimal depende de equilíbrio mental e animais sociais e que sejam felizes e interativos com a família humana que estão inseridos.

Rita Montteiro

20. dez, 2014

Olá Yuri!
Tenho uma canindé muito dócil, mas ontem forcei a barra p ela entrar na gaiola ,pois já era tarde e ela não queria dormir. Já dentro da gaiola começou a gritar muito,cheguei perto e ela pegou meu dedo com muita força,saiu sangue,feriu mesmo. Ela nunca havia feito feito isso antes….. Será que foi por eu ter forçado ela entrar na gaiola? Mas já era bem tarde….
Obrigada!

BEAnimal

24. abr, 2015

obrigado por seguir nossas dicas online!

Rita Montteiro

20. dez, 2014

Oi!
Acabei de ver seu vídeo e foi exatamente por ter forçado a barra com o Léo,por já ser muito tarde que ele gritou tanto e me agrediu. Vou ter que pensar em alguma coisa hj.
Obrigada Yuri!
Rita.

BEAnimal

22. dez, 2014

Caso precise de mais ajuda para manter a paz e tranquilidade em casa, evitar problemas futuros com a adolescência do animal e outros problemas mais sérios de arrancamento de pena, gritaria ou auto-mutilações mais sérias que possam comprometer o bem-estar do seu animal e da sua família, lembre-se de que a BEAnimal oferece consultorias online no mundo todo para ajudar os proprietários de animais de estimação.
http://www.beanimal.com.br/index.php/2012/08/13/a… veja nesse link como funciona!!! 🙂

Um grande abraço e obrigado por confiar nas informações que passamos.

Atenciosamente
Equipe BEAnimal

Jessica

23. mar, 2015

Oi tenho uma arara caninde o que significa quando ela emite um som é sinal que ela está brava

BEAnimal

24. abr, 2015

Jessica, são várias afirmações em um único período? Vou escrever como eu entendi, tá?
Oi, tenho uma arara canindé, o que significa quando ela emite um som é sinal de que ela está brava!

Se for isso…. que bom que você entendeu o som, são vários tipos de gritos e significados….

Jessica

29. mar, 2015

Oi gostaria de saber com você as vezes minha arara quer bica o que devo fazer pra deixar ela bem mancinha ela é boazinha só que às vezes que ela está em algum lugar que eu acho que ela gosta ela fica super nervosa eu peguei ela tem uma semana ela está com 1 ano e 6 dias

BEAnimal

24. abr, 2015

Jessica, está meio complicado de entender seu problema, mais fácil conversarmos por skype em uma aula, sua escrita está meio confusa, desculpe…
Agende uma aula comigo pelo email relacionamentos@BEAnimal.com.br !!! Um grande abraço

Carlos

31. mar, 2015

Boa noite, tenho um ringneck jovem ( 6meses de vida ) e de uns tempos pra cá, eu venho notando uma agressividade nele durante o horário noturno, mais precisamente após as 19h, Oque pode ser isso?

BEAnimal

24. abr, 2015

Pode ser uma infinidade de coisas… Eu preciso de mais informações e saber de muitos detalhes da rotina e da família humana do animal para saber o que está acontecendo. Vai de uma simples brincadeira que virou agressão para um problema mais complexo relacionando presença de animais, crianças ou outros familiares ….
Agende uma aula comigo pelo email relacionamentos@BEAnimal.com.br !!! Um grande abraço

Daniela

27. abr, 2016

É o horário de sono deles, Carlos! O meu tá com 6 meses e depois das 19h, não tem papo. Ele quer dormir e, se tem barulho, ele fica uma fera.

Fernando

05. fev, 2016

Yuri boa noite.
Possuo uma arara canindé bem jovem (5 meses aproximadamente) . Ela é muito dócil mas meu pai veio aqui e ele não aceitou que ele a pegasse respondendo com agrecividade tentando bicar. Eu estimulei com banana ele ir com meu pai, elogiava e bricava mostrando que tudo bem e era legal… No fim deu certo, ele subiu de bom grado mas nao quis muito toque não aceitou apenas um carinho leve na cabeça e se ficasse muito tentava bicar.
Eu gostaria que ele fosse receptivo com qualquer um, principalmente com crianças, pois sou envolvido num trabalho da igreja.
Vc pode me dar algumas dicas pra conseguir.

Muito obrigado!

BEAnimal

21. jul, 2016

entre em contato com a Priscila por telefone ou whatsapp no número (21) 980325183 e peça mais informações sobre nossas consultorias online!
ficarei feliz em ajudar sua família resolver o seu problema!
Um grande abraço

Equipe BEAnimal

21. jul, 2016

entre em contato com a Priscila por telefone ou whatsapp no número (21) 980325183 e peça mais informações sobre nossas consultorias online!
ficarei feliz em ajudar sua família resolver o seu problema!
Um grande abraço

Cama

03. mar, 2016

Oi..Eu tenho uma periquita jandaia, ultimamente estou com pouco tempo para dar atenção a ela, e quando estou com ela ela que me bica e ao mesmo tempo quer ficar comigo grudada, e com tudo isso acontecendo eu estou pegando medo de ficar com ela e percebi que ela está ficando mas nervosa ainda…
Eu tenho ela de filhote, e crio ela solta em casa, só vai pra gaiola pra dormi a noite.
Vc pode me ajudar?

Deixe um Comentário

  • RSS
  • Newsletter
  • Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • YouTube