Quer Saber O que é a Declaração Universal de Bem-Estar Animal?

Quer Saber O que é a Declaração Universal de Bem-Estar Animal?

Em junho de 2006, a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA)lançou um documento que estabelecia diretrizes básicas de bem-estar, reconhecendo os animais como seres sencientes (que têm sentimentos) e sua proteção como importante meta para o pleno desenvolvimento social das nações.

A WSPA lidera uma coalizão mundial de organizações que apóiam a campanha Para Mim os Animais Importam, cujo objetivo é recolher o maior número possível de assinaturas até 2010.

O Brasil participa com 200.000 assinaturas e a meta é levar o plenário da ONU para que seja votada a DUBEA. Com isso garantirá métodos para coibir práticas de maus-tratos aos animais, criando parâmetros internacionais de orientação. A DUBEA viria a influenciar legislações de diversos países, encorajando-os a criar ou a melhorar suas leis voltadas ao bem-estar animal.

O apoio cresce a cada dia

O apoio político para a Declaração Universal de Bem-Estar Animal tem chegado aos escritórios da WSPA, que age como secretariado oficial. Cartas de apoio foram recebidas de Ministros e Oficiais dos governos de Austrália, Costa Rica, Egito, Quênia, Letônia, Lituânia, Filipinas, Polônia, Nova Zelândia e Eslovênia, bem como da Comissão de Saúde e Direitos do Consumidor da União Européia.

O Brasil já conta com o apoio de vários deputados federais, assim como de associações veterinárias.
Os astros internacionais como Jackie Chan e Miranda Richardson são duas das muitas celebridades que apóiam a iniciativa. Já no Brasil, artistas como Luigi Baricelli, Eliana, Rubens Ewald Filho, Luisa Mell, Betty Gofman, Thiago Fragoso, Georgia Wortmann, Cora Rónai, Bia Bedran e Evandro Mesquita também aderiram à campanha.

A importância da DUBEA

A Declaração Universal de Bem-Estar Animal estabelece o direito à vida, destacando a presença humana como parte de um ecossistema que deve ser reconhecido e respeitado para que haja harmonia e equilíbrio entre as sociedades.

Atualmente, mais de um bilhão de pessoas no mundo dependem diretamente dos animais para sobreviver, o que reforça a idéia do bem-estar animal como fator-chave no planejamento de estratégias para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Com o apoio oficial da ONU, a DUBEA seria parte integral dos esforços internacionais em questões como a pobreza, a sustentabilidade ambiental e a saúde humana.

Faça parte e envolva-se em ações como esta, que podem mudar o mundo: http://www.wspabrasil.org/

Fonte: WSPA
M.V. Renata Lucentini

Blog Widget by LinkWithin
Be Sociable, Share!
Equipe BEAnimal

2 pensamentos sobre “Quer Saber O que é a Declaração Universal de Bem-Estar Animal?

WSPA BrasilPublicado em  6:06 pm - out 16, 2009

Obrigado por divulgar a Declaração.

adminPublicado em  12:45 am - abr 15, 2010

Nós é que ficamos felizes por sabermos que tanta gente boa está na mesma estrada que nós!

Grande abraço da família BEAnimal

Deixe sua mensagem

  • RSS
  • Newsletter
  • Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • YouTube