Termos Técnicos e Glossário

Termos Técnicos e Glossário

Palavras usadas no conteúdo do site

IMPORTANTE:

Positivo e Negativo utilizados NÃO têm valores morais. São utilizados para indicar o início (Positivo) ou o fim (Negativo) de uma ação sobre o animal.

Reforço: Qualquer coisa que aumenta a possibilidade de um comportamento ocorrer com maior freqüência, faz que seja mais notável ou mais moldável (“começa acontecer algo de bom” ou “pára de acontecer algo de ruim”).

Reforço positivo primário: qualquer coisa que o indivíduo goste sem que isso seja ensinado (comida, contato com outros animais para os sociais, namoro ou para uma criança, brincar).

Reforço positivo secundário: é algo que o indivíduo aprende a gostar.

Ponte: é um reforço positivo secundário especial utilizado por treinadores. Também chamado de reforço condicionado, diz ao indivíduo em treinamento que está no caminho certo para ganhar o grande prêmio (Reforço positivo primário).

Reforço negativo: aumenta a possibilidade do comportamento ocorrer pelo fato de acabar ou tirar algo que incomode o animal (enforcadores e rédeas ou “torture a vítima até ela falar”)

Punição: qualquer coisa que faz com que um comportamento aconteça com menor freqüência ou seja menos notável; “pára de acontecer algo de bom” ou “começa acontecer algo de ruim”,faz com que os indivíduos não repitam os comportamentos que parecem causar essas conseqüências.

Punição positiva: punição feita diretamente ao animal, note que: “positivo” aqui significa que algo foi INICIADO, e não necessariamente que é “bom”. Por exemplo, se um cão morde uma pessoa, ela dá um tapa e diz NÃO. (isso é uma punição positiva porque você agiu diretamente no animal para produzi-la.

Punição negativa: é a privação do animal ter algo que ele goste, note que: ”negativo” aqui significa que algo foi TERMINADO, e não necessariamente que é feito para ser doloroso. Por exemplo, na sessão de treino a arara ficou agressiva e bicou o tratador no dedo, o tratador sai e PRIVA o animal de ver tanto outros animais quanto ele próprio (isso é uma punição negativa porque o tratador TIROU algo que o animal gosta).

Treino direto: designação para programa de treino feito com o treinador e o animal no mesmo recinto.

Treino indireto: designação para programa de treino feito com o treinador fora do recinto ou separado por anteparos do animal, é normalmente feito com auxílio de um target.

Terminologia técnica utilizada por psicólogos behavioristas.

Blog Widget by LinkWithin
Be Sociable, Share!
Equipe BEAnimal

Uma ideia sobre “Termos Técnicos e Glossário

DiegoPublicado em  10:40 am - ago 29, 2013

Bom dia.
gostei muito das dicas,mas tenho uma ararinha nobre de 6 meses,e estou tendo
um pouco de dificuldade para mim aproximar dela .Geralmente ela gosta muito de ficar no meu ombro e
sair para rua,mas não consigo que ela venha na minha mão quando quero.Vcs podem mim ajudar ?grato

Deixe sua mensagem

  • RSS
  • Newsletter
  • Twitter
  • Facebook
  • Flickr
  • YouTube